As civilizações se inicia na região da mesopotâmia por volta de 4 mil A.C. As cidades se estrutura em forma de Estado, se cria a escrita, surge o comercio, inventa veículo de transporte com a descoberta da roda.
A região da mesopotâmia tem um clima seco e para manter agricultura e o abastecimento das cidades era necessário executar grandes obras que tinha a necessidade de uma administração; daí onde surge a forma de Estado de governo. A terra era de uso coletivo onde trabalhavam juntos colhia juntos e dividia o que era produzido, ao passar o tempo passou a ser do chefe do governo que passou ter honras '' divina " e a explorar seus governados.
Os sumérios foram os primeiros habitantes da região por volta de 3500 à 2500 A.C e fundaram importantes cidades como Ur, Uruk, Eridu e outras. O governo com bases religiosas onde líder era chamado de Patesi auxiliado por sacerdotes; o patesi era detentor de poder religioso, político e militar, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme e a roda.
Em 2250 A.C, os sumérios foram invadidos pelos acádios que unificaram as cidades criando o império mesopotâmico que abrangia do golfo Pérsico até Assíria e Amorru.
Por volta de 2 mil A.C os acádios perde a Babilônia para os Amorritas que foram chamados de babilônios sobre o comando de Hamurabi 1728-1686 A.C expandiu seu território por toda mesopotâmia é elaborou o código de Hamurabi famoso por adotar o princípio de talião ( olho por olho dente por dente) após sua morte o império entrou em decadência e foi invadido pelos cassitas e hititas e depois os assírios.
Os assírios era organizados militarmente e possuía um melhor armamento que os tornava um poderoso exército conhecido por suas crueldades. os povos da região aos poucos foi si libertando dos assírios até que por volta de 612 A.C os caldeus aliado aos medos destruíram as principais cidades dos Assírios.
Os caldeus chamados de neobabilônios reconstruíram cidades de forma esplêndida criou jardins suspensos e tentou fazer a torre de babel e conquistaram os hebreus em 586 A.C e foram vencidos pelos Persas sobre o comando de Ciro em 539 A.C.