sexta-feira, 18 de julho de 2014

Egito.

    Egito um oásis em meio ao deserto mantido pelo rio Nilo; responsável pelo abastecimento das cidades e da agricultura, as suas cheias mantém um solo apropriado para agricultura. Mesmo com rio Nilo que era a fonte de sobrevivência da região, o desenvolvimento de técnicas e meios para a construção de diques, canais de irrigação e barragens foram de fundamental importância para o desenvolvimento da região.
    Durante o período pré-dinástico por volta de 5000 A.C, o Egito era habitado pelo clã dos nonos que se uniu para realizar grandes  obras; dessa união surge o Reino do Baixo Egito e o Reino do Alto Egito. Os primeiros faraós surgi por volta de 3500 A.C quando inicia a dinastia dos faraós, e o inicio do período dinástico, onde o Egito atingi seu máximo culturalmente, economicamente e abrange seu território.
    O antigo império de 3200 - 2160 A.C destacou-se: os faraós Quéops, Quéfrene e Miquerinos; construtores das pirâmides Egípcias, e pelas revoltas que abalaram o império.
    No médio império de 2160 - 1730 A.C conseguiram controlar as revoltas e estabilizar o política, e o centro do poder passou para a cidade de Tebas, e conquistaram a cidade de Nubia região rica em ouro. Por volta de 1700 A.C os hicsos invade o norte do Egito e lá permanece por 170 anos.
    O novo império de 3200 - 2160 A.C e marcado por vitórias militares onde de Tebas expulsa os hicsos e conquista territórios como Jerusalém, Damasco, Babilônia e outros. Nesse período destacou os faraós Tutmés III, Amenófis IV e Ramsés II.
    Após sucessivas invasões e 670 A.C os assírios tomam o Egito por 8 anos; após libertar-se dos assírios inicia a fase de renascença saíta onde desse movimento influenciado pela cidade de Sais da inicio a recuperação da economia e cultura.
    Porém não durou muito em 525 A.C, os persas  conquistam o Egito depois os macedônios sobre o comando de Alexandre Magno que vence os persas é os romanos em 30 A.C conquistam a região.