A professora faz uma pergunta as seus alunos: ''Quem foi a primeira mulher a ir pro espaço?''. A resposta dada pelo Joãozinho(''Minha tia Alice") surpreende a professora que lhe pede maiores explicações( " Sua tia Alice, Joãozinho? Como assim?"). A resposta que ele dá ( " O bojão de gás explodiu na cara da coitada.") é uma boa "pista" para compreendermos por que a professora ficou confusa e também por que o aluno deu uma resposta inesperada.
- Sentido Literal: No contexto escolar, imagina-se que a professora gostaria de saber quem foi a primeira mulher a sair da terra em uma nave espacial. Em outras palavras: quem foi a primeira mulher astronauta? Nesse sentido, " ir para o espaço'' significa exatamente sair da Terra em uma espaçonave. É o que se chama de interpretação literal ( as palavras são interpretadas de acordo com seu sentido básico).
- Sentido Figurado: A interpretação dada por Joãozinho à expressão " ir para o espaço" não foi, porém, a que esperava a professora. Ele supôs que a professora estava falando em sentido. "Ir para o espaço", nesse caso, significa morrer. Por isso ele explica que a tia foi para o espaço porque um botijão de gás explodiu em sua cara. A intenção do autor e provocar o riso com o duplo sentido da expressão " ir para o espaço". Ao ler rimos de um personagem que não soube escolher corretamente entre o sentido literal e o sentido figurado da frase. O sentido figurado é aquele que as palavras e expressões adquirem, em situações particulares de uso, em decorrência de uma extensão do seu sentido literal.