Todo texto e construído em cima de uma estrutura, essa estrutura vai lhe dar uma característica própria: daí temos textos literários e não literários.
Os textos Literários tem como característica:
- A ficcionalidade, ou seja as idéias que compõe o texto não fala sobre a realidade, e sim de um mundo imaginativo, ainda que imitando a realidade, trabalha com a simulação, o fingimento, criações ou invenção, e a fantasia.
- Na função estética o texto trabalha a realidade sem muita preocupação de que ele seja passada de forma fiel, objetivo e a estética dentro do texto.
- Já a plurissignificação as palavras assumem significados diversos.
- Com Subjetividade o texto passa trabalhar com emoções, sentimentos ou experiências pessoais, com isso a subjetividade passa ter um papel central no texto, e o parte informativa fica em segundo plano.
Textos não Literário: tem como função a utilidade de seu conteúdo que é de transmitir informações, convencer, explicar, responder e ordenar; estabelecendo uma conexão entre o texto e a realidade, por isso dizemos que estes textos são denotativos. Para ter uma compreensão destes textos precisamos buscar a intenção do autor e perceber a sua intenção a sua opinião o seu ponto de vista.