quarta-feira, 8 de março de 2017



Placas Tectônicas

  A muito tempo o nosso planeta vem si modificando. Podemos dizer que em relação as massas continentais ouve profundas modificações, de acordo com algumas teorias a cerca de 200 milhões de anos, na era mesozóica o nosso planeta havia apenas uma massa terrestre chamada de pangéia e apenas um oceano o Pantalassa. 
  A cerca de 135 milhões de anos ainda na era mesozóica, movimento das placas tectônicas fez com que o nosso planeta começa a si dividi em duas massas terrestre a Laurásia ao norte e       Gondwana ao sul. A 65 milhões de anos na era Cenozóica  as massas continentais começa a i dividir em cinco grandes massas, dando inicia ao formato atual que temos hoje das massas continentais. 
  Tanto a terra como os oceanos estão sobre as placas tectônicos que tem cerca de 150 km de espessura, essas placas possuem tamanho diverso, dentre outras citaremos as três maiores: Americana,               Pacífico e a Africana; entre outras temos as três menores: Caribe, Nazca e a da Grécia. 
  Essas placas estão sobre as Astenosfera("magma vulcânica") e como os oceanos e mares estão sobre elas temos algumas consequências quando elas si movimentam, principalmente nas regiões situada na parte de encontro das placas onde a presença de vulcões e fenômenos como terremotos.
  Nos pontos de encontro da placas, onde ocorre esses movimentos de maneira diversas veja: Zonas de Subdução ela si colidem e chegam transpassar numa sobre a outra. Cristas em expansão e onde ocorre o vazamento da astenosfera, ao ficar sólido dando inicio a formação de uma nova crosta. Limites transformantes  nesses pontos as placas si deslizam na horizontal causando terremotos.