Amazônia possui uma das maiores áreas do ecossistemas do Território nacional e ainda se estende pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e a Guiana Francesa. Amazônia representa cerca de 35% das áreas florestais do planeta. a maior parte e composta de formação vegetal Latifoliada ( folhas largas ), que apresenta as seguintes características:
- Perene: sempre verde e não há perda de folhas.
- Heterogênea: constituída de varias espécies.
- Densa: fechada.
Cerca de 75% da Amazônia, se encontra em terra firme. O restante estão em matas de várzea; que normalmente alagam em épocas de chuvas, e matas de igapó; que permanece sempre alagadas.
Este ecossistema que predomina o clima Equatorial úmido, e um dos locais mais chuvosos do planeta. Localizado em relevo de baixa altitude, e o solo com baixo índice de nutrientes, e chama a atenção presença de rios e a grande biodiversidade. Sua maior ameaça são as queimadas para abertura de pastos, o desmatamento para retirada de madeira, e a mineração são responsáveis por grandes impactos ambientais neste ecossistema.
Mata Atlântica ocupava todo o litoral brasileiro desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Hoje ocupa apenas 7% do território brasileiro.
Sua formação apresenta vegetal latifoliada com folhas largas, e tem como característica: Perene, heterogênea, densa, higrófila e são predominantes em terra firme. e bastante semelhante ao da Amazônia, diferença na Mata Atlântica, esta na localização em terrenos montanhosos, e apresenta a maior biodiversidade do mundo devido a sua amplitude térmica. Este ecossistema corresponde; aos climas tropical litorâneo úmido na faixa nordestina, e tropical de altitude no sudeste, e subtropical úmida no sul.