Crescimento
De acordo com senso realizado em 2010, os primeiros resultados definitivos, divulgados em novembro do mesmo ano, apontaram uma população formada por 190.732.694 pessoas. Esse numero representa a quinta maior população do mundo. superada pelas população da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
As variações nas taxas de mortalidade e natalidade refletiu no crescimento da população brasileira: Entre 1872 e 1940 tivemos um crescimento populacional lento, devido as altas taxas de mortalidade. Porém entre 1940 e 1980 onde si teve um controle maior da taxa de mortalidade devido ações do governo como vacinas, e uma da taxa de natalidade alta houve crescimento populacional acentuado. A partir do censo de 1991 teve uma redução na taxa de natalidade e um envelhecimento da população. A partir desse ano houve um menor crescimento populacional.
Formação étnica brasileira.
Os indígenas(primeiros habitantes), os negros (trazidos como escravos) e os brancos (Europeus, principalmente), formam os três grupos básicos da população brasileira. A intensa miscigenação ou mestiçagem entre esses grupos originou os mulatos(brancos com negros); cafuzos (indígena com negros) e caboclos ou mamelucos ( indígenas com brancos).
Podemos notar que as regiões geográficas brasileiras apresentam diferenças na distribuição da população, segundo cor e raça.
Historicamente, os diferentes processos de povoamento e ocupação das regiões brasileiras explicam a desigual distribuição das etnias. Encontramos maior concentração de pardos na região Norte em razão da mestiçagem entre os primeiros habitantes(indígena), o colonizador europeu branco(português) e a mão-de-obra nordestina. Os negros concentram-se no Sudeste e no Nordeste, respectivamente, pelo fato de a escravidão ter sido mais intensa nessas regiões. A maior concentração de brancos na região Sul é explicada, entre outros fatores, pela necessidade que Portugal tinha de ocupar todo território brasileiro para garantir sua posse efetiva e pela não utilização de mão-de-obra escrava nas atividades econômicas da região. A imigração de Europeus para o Sul, principalmente contribuiu para o branqueamento da população.
Ao analisarmos os indicadores econômicos brasileiros, fica visível que os longos processos de intensa exploração dos negros resultaram na desigual distribuição de renda, oportunidade entre nossas etnias.
Ao analisarmos os indicadores econômicos brasileiros, fica visível que os longos processos de intensa exploração dos negros resultaram na desigual distribuição de renda, oportunidade entre nossas etnias.