O Pantanal apresenta-se como uma formação vegetal complexa, ao reunir espécies de ecossistemas como: cerrado, floresta e caatinga. Localizado na região centro-oeste nos estados de Mato grosso e Mato grosso do sul. O Pantanal Possui três regiões de ecossistemas diferentes:
- Regiões Baixas onde predominam gramíneas formadas por planícies, estão permanentemente alagada.
- Regiões que são inundadas na ocasião das cheias: A vegetação nessas áreas é formada por arvores de porte médio(angico, ipê e a aroeira). arbustos e plantas rasteiras.
- Regiões altas não inundam. Possui uma variada flora, onde podemos destacar plantas aquáticas, palmeiras, mandacaru e figueiras.
A variada e colorida fauna do Pantanal compreende répteis, peixes, aves, mamíferos e insetos. Segundo a Embrapa, o Pantanal abriga 656 espécies de aves, 95 espécies de mamíferos, e 35 espécies de anfíbios. Sua '' população'' de jacarés é estimada em cerca de 32 milhões de indivíduos. Dentre as aves podemos destacar o tuiuiú (ave símbolo da região), a arara-azul, o maçarico, a garça, os colhereiros e muitos outros.
A onça pintada, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, são espécies de mamíferos ameaçadas de extinção no Pantanal.
Com importantes rios e uma das maiores biodiversidade do planeta, o Pantanal é uma das maravilhas naturais do mundo, nomeada '' Reserva Mundial da Biosfera'' pela Unesco.
Agropecuária, as rodovias e os garimpos são os principais impactos ambientais responsáveis pela destruição do ecossistema Pantaneiro.
Mata de Araucária classificada como floresta aciculifoliada, a Mata Araucária, ou Pinheirais, ocupa as áreas de maior altitude da região Sul, principalmente no Estado do Paraná.
Formação vegetal aberta e espaçada, possui poucas espécies vegetais, com predomínio de pinheiros que aparecem associados à canela, imbuia, erva-mate e cedro. clima típico da floresta de Araucária é subtropical com estações do ano bem definidas. Além da pequena diversidade vegetal, sua fauna compõe-se de algumas espécies de roedores, insetos e aves.
Do ponto de vista geomorfológico, ocupa a área dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná, por onde correm tributários desse rio.
Calcula-se que apenas 5% da área original dos Pinheiros esteja preservada. A retirada da madeira, para a produção de móveis e papel de jornal, e a agropecuária são os principais fatores de sua devastação acentuada.