Nosso blog não tem vínculo com nenhuma denominação religioso, porém temos o Cristianismo como fundamento religioso e a Bíblia sagrado como fonte de pesquisa.
Jonas
Nos tempos antigos especificamente antes Cristo, O Senhor Deus havia escolhido em todo o mundo apenas um homem por nome de Abraão que desse homem descenderia uma nação para ser chamada de povo de Deus, que teria Leis dadas pelo próprio Senhor Deus, esta nação e chamada de Israel, que não e apenas uma nação e uma raça que e chamada judeu.
Porém, o resultado desta aliança favoreceria todas as nações da terra. OSenhor Deus nunca deixou de amar o restante do mundo conheceremos parte desse amor. E como Senhor deseja que sejamos misericordiosos com nossos inimigos vendo parte da historia de Jonas.
Cap. 1 ver. 1ao 3.
Veio à palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque sua malícia subiu até mim.
Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis,para longe da presença do Senhor.
Nínive era uma cidade da Assíria, povo pagão inimigo de Israel de longa data, era uma força dominante entre os povos antigos de aproximadamente 885 a 665 a.C. relatos do antigo testamento descrevem seu saques contra o povo de Israel e Judá, onde eles destruíram a zona rural e levaram o povo cativo, (prisioneiro de guerra). O poder Assírio era mais fraco no tempo de Jonas, e do rei Jeroboão II que foi capaz de reivindicar áreas da Palestina desde Hamate localizadas em direção ao sul, até o mar Morto, como havia sido profetizado por Jonas (2REIS 14.25). Jonas era patriota e sabia que ao levar a palavra de Deus aquele povo e si esse mesmo povo si arrependesse-se, O Senhor perdoaria aquela nação. Isso era muito difícil para o coração de Jonas aceita, pois quanto a tudo que havia acontecido entre Israel e Assíria.
Após alguns acontecimentos Jonas aceita levar a mensagens de Deus a cidade de Nínive e o povo se arrepende e O SENHOR Deus os perdoa, porém Jonas fica descontente:
Cap.4 ver. 1 ao 1.
Com isso desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.
E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra?
Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade,e que te arrependes do mal.
Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
E disse o Senhor: é razoável essa tua ira?
Então Jonas sai da cidade, e assentou-se ao oriente da mesma, e ali fez uma armada, e repousou debaixo dela, á sombra, até ver o que aconteceria á cidade.
Então, fez o Senhor Deus nascer uma planta, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo por causa da planta.
Mas Deus, no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou.
Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol bateu nacabeça de Jonas, de maneira que desfalecia pelo que pediu para si a morte, dizendo: melhor me é morrer do que viver!
Então, perguntou Deus a Jonas: é razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: é razoável a minha ira até à morte.
Tornou o Senhor: Tens compaixão da planta que te não custou Trabalho, a qual não fizestes crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabe discernir entre a mão direit a e a mão esquerda, e também muitos animais?