quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Movimentos de rotação e os fusos horários


Movimentos de rotação e os fusos horários

  Observa-se a influência dos fusos horários em nossas vidas quando queremos acompanhar eventos esportivos pela TV e temos que levantar de madrugada, pois local do evento e do outro lado do mundo. Ou quando fazemos viagens de um hemisfério para o outro, parece que a cabeça foi atordoada.

Rotação

   
Rotação e o movimento em que nosso planeta, (a terra) gira em torno de si mesmo. Este movimento e semelhante ao que jogadores de basquete fazem ao pegar a bola ficar girando em um dos dedos da mão. A rotação leva o tempo de 24 horas para realizar o movimento completo com velocidade média 27 km por minuto na linha do equador e vai diminuindo sua velocidade em cada um dos seus paralelos na direção dos polos até chega 0 km por minuto em seu eixo. 





   Como vimos o tempo que a terra leva para realizar o movimento de rotação e de 24 horas que chamamos de dia solar; que si baseia com nascer do sol, ao pôr-do-sol. Temos também o dia civil, este que orienta nossas vidas, que da inicia depois da meia-noite e termina após á meia noite do mesmo dia (depois de 24 horas).
  Os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), também são determinados pela rotação. Norte e sul estão localizados nos eixos na zona do polar norte e na zona polar do sul. O despontar do sol leste, o lodo onde o sol de põe é o oeste.

Fusos horários
  
  Como foi comentado no início do texto sobre a diferença de fusos, é como influência nossas vidas. Como não sendo possível um fuso horário para todo o planeta foi determinado um fuso para cada localidade do planeta da seguinte forma: A terra como sabemos tem forma de esfera com circunferência de 360 graus, e leva 24 horas para completar o movimento de rotação. Então concluímos que o sol ilumina 15 graus na superfície terrestre a cada 1 hora; Ou seja a cada 15 graus inicia um novo fuso horário, com 1 hora mais de diferença.

Linha Internacional de data
  
  Como foi comentado na postagem sobre as coordenadas geográficas, que a linha internacional de data corta a terra aos 180 graus. Como o próprio nome diz: a linha internacional de data faz referência sobre a mudança do dia.
  Quando são 12h00 min do meio-dia em Londres, na Inglaterra, na linha do greenwich (local onde inicia os fusos horários), ao oposta a 180 graus daquele ponto  esta o ante-meridiano da linha internacional de data, que neste local são 24:00 da meia-noite, Onde foi determinado que neste ponto finaliza e inicia o dia. 

  Observa-se na foto abaixo que a linha internacional de data não segue uma reta; em alguns pontos ela desvia. Isso porque quanto mais a leste mais tarde será. Por isso foi determinados por convenção que quando se atravessa a linha internacional de data de oeste para leste volta de hoje para ontem, isso para ajustar o calendário. Este ajuste foi necessário para evitar algumas confusões, Exemplo: uma pessoa faz um depósito numa determinada cidade que fica na região da linha internacional de data; depois vai a outra agência na mesma cidade cruzando a linha, e recebe o juro em poucos minutos. Por motivos como este foi determinado também que linha não cortaria área terrestre.