segunda-feira, 31 de março de 2014

Geografia: Ecossistemas costa brasileira; mangue, dunas e praias.


Ecossistema costeiros Duas formações vegetais caracterizam esses ecossistemas: os manguezais e a vegetação das dunas e praias.

  Manguezais são típicos das áreas litorâneas de regiões tropicais. No Brasil, abrangendo trechos do litoral que se estende desde Santa Catarina até o Amapá. Esse ecossistema apresenta características especiais: Pouca variedade de vegetais e grande quantidade de animais, devido a grande quantidade de matéria orgânica. onde temos peixes, crustáceos, aves e invertebrados. Como estão localizados no ponto de encontro das águas dos rios com o mar, possuem solos salinos e vegetais halófilos e higrófilos. Na maioria dos mangues, as raízes das plantas estão fora da terra para que respirem o ar atmosférico. Essas raízes aéreas são denominadas pneumatóforos.
   Podemos distinguir três tipos de mangue, cada um caracterizado por uma espécie vegetal: o mangue-vermelho( Rizophora mangue), mangue-preto(Avicenia schaueriana) e o mangue-branco(Laguncularia raremosa). É um dos ecossistemas brasileiros mais devastados e ameaçados pela intensa urbanização e industrialização. Certos bairros de cidades litorâneas brasileiras foram construídos sobre áreas de manguezais.
                   
 
 
 
 
Vegetação das dunas e praias vegeta herbácea (gramíneas) e arbustiva (poucas árvores e espaçadas)desenvolve-se em solo halófilo(salgado) e arenoso. O capim-da-praia, o capim-da-areia e a salsa-da-praia, são algumas das espécies vegetais desse ecossistema que também está sendo destruído pelo excessivo crescimento urbano e pelo turismo desordenado.