quarta-feira, 26 de março de 2014

Geografia: Ecossistemas Brasileiro; Caatinga, Cerrado.


  Caatinga Ocupa cerca  de 11% do território brasileiro, e predomina no  sertão  nordestino. Abrangendo cerca 70% na região nordeste. enquadra-se nas formações de arbustos espaçados, onde é comum a presença de cactáceas. A caatinga e definida pela falta de água, e apresenta espécies xerófitas. Seu solo e árido pouco profundo e pedregoso. o seu relevo e formado por depressões e planaltos. E possui uma rica fauna e flora.

fauna: calangos, cobra cascavel e preá.

flora: mandacaru, juazeiro e xiquexique.

Seus impactos ambientais vem da irrigação, drenagem, criação de gados e latifúndios e a desertificação.
                 

                    

           


Cerrado é o segundo ecossistema mais extenso do território nacional, perdendo apenas para  Amazônia. Com um clima tropical típico. Sua formação vegetal com pequenas árvores retorcidas,  e arbustos em seu estrato superior, misturam-se á vegetação rala e rasteira composta de gramíneas, em seu estrato inferior.
Ocupando cerca de 25% do território brasileiro, distribuído entre as regiões: nordeste, sudeste e o centro-oeste onde e predominante. O cerrado e corresponde a vegetação da savanas africanas e se estende  por variadas formas de relevo, que vão de depressões e chapada sedimentares aos planaltos. Possui um solo ácido que precisa de correção, quando usado para agricultura. Tem um solo muito aproveitado: para cultivo da soja e do café, e para agropecuária.
Possui uma flora variada composta de palmeiras, pequizeiro. e uma rica fauna de emas e corujas.
É uma área drenada por importantes rios das bacias Patina, do São Francisco e do Tocantins.
A expansão agropecuária, os garimpos, a construção de rodovias  e de cidades, como Brasília e Goiânia, são os principais impactos provocados pela ação do homem, que reduziram esse ecossistema a pequenas manchas distribuídas por alguns estados brasileiros.
O cerrado foi declarado '' sítio do Patrimônio Mundial''  pela Unesco em 13 de Dezembro de 2001.