A humanidade busca na Arte representar sua visão própria do mundo. Ao longo dos tempos diversos tipos de artes foram criadas: música, cinema, Artes marciais, pinturas das diversas modalidades e a literatura e outros.
A literatura como arte nos faz reviver todos os períodos da humanidade: alegrias, tristezas, Salvação, paz, guerras, perdas e conquistas, etc. tudo isto traz no interior do ser humano: duvidas, emoções e perplexidades.
Desde a Pré-história o ser humano usava a arte como forma de retratar sua maneira de vida, que se tornou fonte de pesquisa para historiadores.
Literatura e Sociedade
Foi na antiguidade; na Grécia, que Aristóteles foi o primeiro a estabelecer a diferença entre o histórico, poético ( literário) e o filosófico. Segundo ele o poético busca analisar o comportamento humano é registro dos fatos, o histórico somente busca o registro dos fatos ocorridos.
Obs: A Literatura ajuda a ter um melhor entendimento da origem de nossas ações e sentimentos.
Características
O texto literário caracteriza-se por sua função estética, por seu caráter ficcional por sua subjetividade e pela sua plurissignificação.
Características
O texto literário caracteriza-se por sua função estética, por seu caráter ficcional por sua subjetividade e pela sua plurissignificação.
- Ficcionalidade: tem como predominância no texto a ficção ( efeito de fingir, simular, coisa imaginária ).
- Estética: o escritor busca representar a realidade a partir da sua visão pessoal de como ele julga e analisa os acontecimentos sem a preocupação em relatar fielmente os fatos, onde se busca uma semelhança com a realidade.
- Plurissignificação: As palavras possuem sentido diversos.
- Subjetividade: trabalha sentimentos emoções que estão por traz das palavras de forma subjetiva.
Gêneros Literários.
Foi na Grécia antiga que Aristóteles identificou três gêneros literários: Lírico, dramático e o épico.
- Lírico: esse gênero era apresentado na Grécia antiga, junto as suas composições com um instrumento de corda denominado Lira. Este gênero o poeta expõe emoção, sentimentos, estado de espirito.
- Elegia que retratava sobre tristes acontecimentos das muitas a morte normalmente de uma pessoa próxima ou pessoa pública.
- Écloga que retratava a vida pastoril.
- Ode que exaltava valores nobres, com tom de louvação.
- Soneto: poemas de catorze versos, organizados em duas estrofes de quatro versos de duas estrofes de três versos.
- Dramático: esse gênero escrito para ser representado em público com atores, cenários, ( peça teatral ).
- Tragédia como tema: paixões, vícios e questões de honra e poder. Estes temas era representado por nobres.
- comédia tratava da vida cotidiana das pessoas.
Na idade-Média tornou populares outras formas dramáticas como Auto e a Farsa.
- Auto peça curta em sua maioria temas religiosos onde geralmente representava seres abstratos como a bondade, a virtude, a hipocrisia, o pecado, gula e a luxúria.
- farsa tinha como objetivo a crítica dos costumes da época, por meio da ridicularização.
- Épico esse gênero identificado por Aristóteles, são poemas que relatam feitos grandiosos de personagens históricos com sentimentos e valores coletivos.
- Romance: ficção com temas de conflito pessoal, aspecto da vida militar e social e dependendo do tema desenvolvido pode ser romance policial, psicológico, histórico, regionalista e outros.
- Conto: narrativa mais curta e simples do que o romance e a novela geralmente apresenta poucos personagens e um conflito único.
- Novela: Narrativa menos complexa que o romance onde sua estrutura si valoriza: ação com conflitos sucessivamente desenvolvidos.
- Fabula: narrativa de caráter pedagógico com estrutura simples e de curta duração. Com intuito de transmitir princípios: moral, ética em sua maioria os personagens são animais e objetos.