quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Coordenadas Geográficas
   
  O GPS e um equipamento que informa as coordenadas geográficas. hoje muito usado para encontrar endereço e muito comum em carros e celulares.
  O que são coordenadas geográficas? na verdade são linhas imaginárias que  traça  todo o globo terrestre e são demarcadas por satélite, chamadas de paralelos e meridianos; essas linhas quando cortam a terra na horizontal são chamadas de paralelos, e quando corta a terra na vertical são chamadas de meridiano.
Paralelos

   O Paralelo do equador corta a terra ao meio, dividindo a terra em hemisfério norte  (setentrional) e hemisfério sul  (meridional). Temos os principais paralelos do hemisfério norte o paralelo de trópico de câncer, e na sequência o circulo polar ártico. No hemisfério sul temos o trópico de capricórnio em seguida o  círculo polar antártico.
  
  A distância entre os paralelos são denominadas de latitude e são marcadas em graus. Temos a latitude  norte,  e latitude sul,  nos dois sentidos:  inicia na linha do equador com zero grau e termina com noventa grau.



Meridianos


  A terra e dividida ao meio na vertical  pelo meridiano de Greenwich e pelo anti- meridiano a linha internacional de data.




Meridiano de Greenwich corta a terra ao meio; de um lado o hemisfério ocidental, do outro lado o hemisfério oriental. A terra e cortada por diversos meridianos nos quais temos:  os meridianos do hemisfério ocidental e os meridianos do hemisfério oriental.

  





  A distancia entre esses meridianos são  denominadas longitude  e medidas em graus. Dando inicia com zero grau  longitude  no  Greenwich e  vai  até aos  180 graus de longitude no sentido oeste;  novamente iniciando do Greenwich com 0 grau longitude e vai até os 180 graus longitude no sentido leste. 

















Zonas climáticas
Locais próximos do mar ou de acordo com sua altitude ocorre uma variação de temperatura. A latitude e longitude também faz referência às zonas climáticas da terra.
  Zona tropical ou inter-tropical e a região da terra onde ocorre as variações mais altas de temperatura e também a região mais iluminada da terra. Isso porque o sol atua de forma perpendicular durante todo ano.
  Zonas temperadas possui  temperatura e de iluminação superior as zonas polares e inferior a zona tropical. Essa variação ocorre pela forma de atuação dos raios solares nessa região que incidem de forma inclinada( oblíqua).
  Zonas polares: norte e sul, são as regiões mais frias e escura, devido aos raios solares que atigem essa região com uma inclinação maior do que nas zonas temperadas.
Veja as zonas climáticas na foto: